Instituto Chico Mendes concede Medalha Socioambiental a Cubatão
terça-feira, 6 de dezembro de 2011A cidade de Cubatão recebe nesta terça-feira, dia 6, às 20 horas, em São Paulo, a Medalha Socioambiental Chico Mendes 2011, outorgada pelo Instituto Chico Mendes em reconhecimento às ações ambientais desenvolvidas na Cidade e a parceria para a implantação do Núcleo Ambiental e o Museu da Água, ambos em construção no Parque Cotia-Pará. A solenidade acontecerá na sede da APAS (Associação Paulista de Supermercados), à Rua Pio XI, 1.200. A premiação está inserida no contexto do Programa de Certificação Socioambiental (Procert), que utiliza critérios baseados em preceitos éticos e de sustentabilidade, como da Agenda 21, e normas técnicas específicas das áreas avaliadas.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, César Cunha Ferreira, a escolha de Cubatão para esta homenagem se deve, em especial, construção do novo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) e Museu das Águas, na área do Parque Cotia-Pará, cujo principal objetivo é atender a demandas de interpretação, recreação e educação ambiental no município, priorizando alunos da rede fundamental de ensino, visitantes e comunidade do entorno do Parque.
Nessa unidade, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar o meio ambiente e suas interações (visitas monitoradas ao viveiro de mudas e às trilhas de mata atlântica), além de refletir sobre sua responsabilidade quanto à preservação ambientgal, através da metodologia “Vivências com a Natureza” e da experiência dos professores da Secretaria de Educação que atuam no NEA, em parceria com funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
Outra iniciativa que justificou a concessão do Prêmio foi a criação do programa Agentes Socioambientais, que tem como principal objetivo conscientizar a comunidade da Vila dos Pescadores para a coleta seletiva e o acondicionamento adequado de resíduos, priorizando o óleo vegetal usado, pilhas e baterias e recicláveis. Esse programa visa aprimorar o exercício da cidadania, elevação da escolaridade, capacitação em meio ambiente e geração de renda por meio de bolsa-auxílio, entre outras oportunidades.
Com a implantação desse programa, a Prefeitura vem evitando a poluição dos mangues e rios da cidade, bem prevenindo o entupimento de bueiros e galerias de esgoto, além de promover a adequada destinação de resíduos e materiais recicláveis; diminuir os riscos à saúde pública devido ao despejo de lixo em locais inadequados; aprimorar a limpeza e organização dos bairros, com reflexos positivos na qualidade de vida da comunidade.
Fonte: Prefeitura de Cubatão