Cubatão: HMC recebe no próximo dia 09 a placa de Hospital Amigo da Criança
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012No próximo dia 09 de fevereiro, às 11horas, no auditório do Hospital Municipal de Cubatão Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva, será entregue pela representante da Coordenadoria da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde em guia Cubatão, Sra. Neide Maria da Silva Cruz, a placa oficial do título Hospital Amigo da Criança ao HMC. A moldura, fornecida pelo UNICEF, idealizadora da iniciativa em conjunto com a organização Mundial de Saúde, é uma réplica da obra Maternidade de Pablo Picasso.
Ser reconhecido como Hospital Amigo da Criança significa que nesse hospital as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo a morbimortalidade materna e infantil, o que tem gerado grande interesse pelos gestores nessa habilitação.
Para a prefeita Marcia Rosa, não basta que uma entidade da área de Saúde tenha os melhores equipamentos, como também vem ocorrendo com o Hospital Municipal Dr. Luiz de Camargo da Fonseca e Silva: é preciso que também ofereça um tratamento humanizado aos pacientes, e tem sido este um dos grandes objetivos do nosso governo. O título de Hospital Amigo da Criança mostra que estamos no caminho certo, adotando políticas de valorização do ser humano e ações preventivas que ajudam a reduzir os problemas de saúde na cidade, em vez de apenas realizar ações curativas. “É com trabalhos assim, de orientação e prevenção, que Cubatão está conseguindo reduzir drasticamente os índices de mortalidade materna e infantil, alcançando hoje resultados expressivos, acima da média nacional e comparáveis aos de países mais desenvolvidos”.
O diretor geral do HMC, José Donizetti Stoque, acredita que essa é uma grande vitória do município, que há anos trabalha para reduzir a mortalidade infantil e conseguiu, graças a um trabalho conjunto entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Atendimento Integral da Saúde da Mulher (CAISM) e o Hospital Municipal, administrado pela Pró-Saúde em parceria com a Prefeitura de Cubatão.
A importância de ser um Hospital Amigo da Criança
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela OMS e UNICEF para promover, proteger e apoiar a amamentação. Foi incorporada pelo Ministério da Saúde do Brasil como ação prioritária em 1992 e desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde vem capacitando profissionais, realizando avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento.
Atualmente são mais de 20 mil Hospitais Amigo da Criança em todo o mundo e 337 no Brasil.
O objetivo é mobilizar toda a equipe de saúde dos hospitais-maternidade para que modifiquem condutas e rotinas responsáveis pelos altos índices de desmame precoce. Para isso mundialmente foram estabelecidos os dez passos para o sucesso do aleitamento materno que devem ser seguidos por todos os hospitais que pleitearem conquistar o título.
Fonte: Prefeitura de Cubatão