Câmara Municipal de Cubatão faz homenagens no Dia Internacional da Mulher
sexta-feira, 9 de março de 2012Uma Sessão Solene que homenageou as mulheres em seu Dia Internacional, lembrando cidadãs da cidade de Cubatão que desempenham papel social importante. O dia 8 de março foi especial na Câmara Municipal de Cubatão e teve a presença da prefeita Marcia Rosa, que participou da mesa, assim como a vereadora Maria Aparecida Pieruzzi, a Nêga Pieruzzi, e Genilde Spina, presidente do Conselho da Condição Feminina.
A prefeita ressaltou a capacidade de liderança das mulheres e atribuiu a isso, o fato do gênero feminino comandar com paixão e compaixão. “Governar como mulher não é fácil, mas sempre fazemos o nosso melhor. Lutamos para incluir a mão de obra feminina nos mais diversos setores. Tenho muito orgulho em poder construir uma cidade mais justa, igualitária: antes não havia vagas em creches mas nós criamos três mil vagas. A Educação vive uma revolução com a reforma das escolas e entrega dos notebooks aos alunos e professores. Isso, sem contar os equipamentos de lazer como o Novo Anilinas e a Praça da Cidadania. Isso é governar com alma feminina, longe da herança passada de quem não teve um olhar social sobre a Cidade”, afirmou.
Marcia Rosa falou do tempo em que atuou como vereadora, e lembrou que um dos primeiros projetos que apresentou na Casa de Leis foi da criação de um abrigo para mulheres em situação de risco ou vitimizadas, pedra fundamental para o que hoje é o Centro de Referência da Mulher. Disse que o Governo Municipal tem olhado com atenção para o problema da Violência contra a mulher, com a criação, por exemplo, da Coordenadoria de Política Especial para Mulheres.
Todos os anos, o Poder Legislativo homenageia mulheres de destaque no município, cumprimentando todas as cubatenses por meio delas. Desta vez, a oradora oficial foi a juíza da 2ª Vara de Cubatão, Sheyla Romano dos Santos Moura. Em um discurso emocionado, a juíza lembrou sua ligação de afeto com Cubatão, pois iniciou trabalhando como escrevente no Cartório Municipal, sendo posteriormente, Conciliadora Voluntária no Fórum. Sheyla assumiu uma das cadeiras no Fórum de Cubatão em novembro de 2011. “Uma comarca desejada por muitos, mas conquistada por poucos”, disse a juíza. E atribuiu grande parte de seu sucesso profissional e pessoal à sua mãe, que acompanhava a sessão completamente orgulhosa.
Várias cubatenses também foram homenageadas: a fonoaudióloga Camila Batista Sotero; a secretária da Paróquia São Francisco de Assis, Lourdes Silva Pimentel; a educadora Lúcia Celeste de Melo Rodrigues; a ex-atleta Rosana Gomes Affonso Latrova; a missionária da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, Sara da Silva Rebouças Lima; e a médica Viviane da Silva Martins. “Todas as homenageadas salvam vidas. Seja através da técnica, orando, ensinando ou abrindo mão dos seus sonhos em favor da família”, afirmou a vereadora Nêga Pieruzzi.
O Coral dos Servidores Municipais, sob a regência da maestrina Nailse Cruz, embalou a todos com canções como “Luciana”, “Divino, maravilhoso” e “Maria, Maria”. Houve, ainda, decerramento de uma placa em homenagem à Gláucia Ferreira Gonçalves, funcionária da Câmara, recentemente falecida. Além de pessoas da comunidade, várias autoridades participaram da sessão solene como secretários municipais, presidentes de entidades de classe, vereadores da casa, entre outros.
Houve quebra do protocolo com a participação de Maria Cacilda, uma das ex-funcionárias da empresa MD Papeis, que pediu apoio da população na luta dos 500 trabalhadores despedidos para que recebam seus direitos trabalhistas de uma vez. “A empresa quer pagar nossos direitos em 10 parcelas. Mas em Cubatão, o povo tem coragem em dizer ‘não’ à injustiça”, afirmou.
O Grupo Formitex anunciou o encerramento das atividades da MD (antiga Cia Santista de Papeis) mesmo após ter afirmado o contrário na presença do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Na época, a intermediação liderada pela prefeita Marcia Rosa em Brasília, garantiria uma mudança na alíquota para produto importado, medida que viria em favor dos interesses da empresa e de sua manutenção no mercado. “Estamos todas e todos juntos nessa luta”, disse a prefeita.
Fonte: Prefeitura de Cubatão