Equipe do Ministério da Saúde visita Cubatão e faz levantamento sobre saúde pública
terça-feira, 2 de abril de 2013Uma equipe composta por quatro profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde na cidade de Cubatão, está em Cubatão desde a manhã desta segunda-feira (1), para fazer um levantamento completo da situação da saúde pública no Município. Com base no relatório elaborado pela comitiva federal, o Governo Federal irá definir o tipo de auxílio necessário para que o Município enfrente os problemas que estão sobrecarregando o setor.
A visita técnica foi determinada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após reunião com a prefeita Marcia Rosa ocorrida na última quinta-feira (25/3). Na ocasião, a chefe do Executivo fez um relato detalhado dos problemas enfrentados pela saúde pública municipal, citando problemas como a epidemia de dengue (410 casos confirmados até a tarde de hoje), atendimento pós-emergencial em decorrência das chuvas de 22/2, final de contrato com a administradora do Hospital Municipal e contenção de gastos em decorrência da queda de arrecadação.
Na manhã desta segunda-feira, os profissionais da FN-SUS reuniram-se com a prefeita de Cubatão e com técnicos e chefes da Secretaria de Saúde, para levantar dados do setor (número de profissionais contratados, estrutura de atendimento, indicadores de doenças, etc.) e colher informações sobre as necessidades urgentes da Municipalidade.
Durante a tarde de hoje e ao longo de toda a terça-feira (2), os técnicos visitarão todos os equipamentos de saúde do município, além de áreas de risco e o abrigo do Centro Esportivo Castelão, onde estão as famílias desabrigadas pelas chuvas que ainda não receberam auxílio-moradia do Governo do Estado de São Paulo.
A estimativa dos profissionais federais é entregar o relatório completo ao ministro da Saúde já na quarta-feira (3). Com esses dados, será possível definir o tipo de ajuda que o município necessita com urgência, como envio de profissionais, medicamentos ou verbas.
Segundo a prefeita Marcia Rosa, a ação imediata do Ministério da Saúde demonstra a situação de crise enfrentada pelo Município. “O ministro Alexandre Padilha demonstrou sua preocupação em ajudar Cubatão com o que for necessário para oferecer o atendimento necessário à população. Passamos por uma epidemia de dengue, por uma acentuada queda na arrecadação e tivemos uma das piores enchentes de nossa história. Todo o tipo de ajuda é imprescindível neste momento e agradecemos o pronto apoio do Governo Federal”.
Fonte: Prefeitura Cubatão