Cubatão: 500 operários de construção fazem greve
quarta-feira, 7 de março de 2012Cerca de 500 operários da empreiteira M Roscoe, que presta serviços à Intercement Participações SA, do Grupo Camargo Corrêa, em guia de Cubatão, entraram em greve, às 7 horas, do dia 6.
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial, Luiz Carlos Andrade, diz que a empreiteira não cumpre a convenção coletiva de trabalho.
Entre as reivindicações, está a participação nos lucros ou resultados (plr) equivalente a um salário nominal, vale-refeição de R$ 13 e eleição da Cipa (comissão interna de prevenção de acidentes).
Luiz Carlos mandou ofício à direção da firma, requerendo negociação, onde enumera 13 propostas. A empreiteira respondeu, por telefone, marcando reunião para as 14 horas de hoje (7).
Uma das reivindicações é a aplicação da Norma Regulamentadora 24, do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho e aborda itens como banheiros, vestiários, refeitórios, cozinhas e alojamentos.
O sindicalista critica as condições da cozinha, onde são preparados almoço e café-da-manhã, e sugere a instalação de mais relógios de ponto.
“Infelizmente, o refeitório não oferece condições dos companheiros se alimentarem satisfatoriamente. E, para bater o ponto, enfrentam filas em baixo de sol e chuva”, reclama Luiz Carlos.
Mais 200
Outra reivindicação é a abertura de conta salário para pagamento do pessoal: “Eles recebem na própria empresa e correm risco de roubos e assaltos”, diz o vice-presidente do Sintracomos.
Os operários também querem convênio médico, estabilidade de 90 dias para a comissão de negociação, pagamento das horas paralisadas e fornecimento de holerite antecipado.
O presidente do sindicato, Macaé Braz de Oliveira, diz que duas outras empreiteiras que servem à Intercement estão na mesma situação e que seus operários também devem entrar em greve.
São elas a SMA Engenharia Elétrica, com 100 empregados, e a Somag Montagens Industriais, com outros 100: “O sindicato os representa e encaminha suas lutas”, diz Macaé.
Os trabalhadores estão na área da empresa Cesari Complexo Logístico, na Estrada Engenheiro Plínio de Queiroz, sem número, SP 55, Piaçagüera Cubatão, fone 2102-8000.
O que é a Intercement
A InterCement Participações S.A. é a nova holding do negócio cimenteiro do Grupo Camargo Corrêa. É a nova razão social da Camargo Corrêa Cimentos SA.
A nova holding reúne a InterCement Brasil SA, a argentina Loma Negra e outras participações internacionais. O objetivo das mudanças é tornar a companhia uma das 20 maiores cimenteiras do mundo.
Fonte: Mundo Sindical