Cubatão define normas para o projeto Verão no Perequê
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011Definir medidas que assegurem tranquilidade e segurança aos frequentadores do Parque Ecológico do Perequê durante a temporada de verão foi o objetivo da reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 23, no gabinete da prefeita Marcia Rosa, na cidade de Cubatão. O encontro, coordenado pelo secretário-chefe de Gabinete,José Carlos Ribeiro dos Santos, envolveu técnicos de várias secretarias municipais, entre elas Meio Ambiente, Saúde, Turismo, Obras e Serviços Urbanos, além de órgãos como a Comissão Municipal de Defesa Civil-Comdec, Companhia Municipal de Trânsito-CMT e Departamento de Segurança. Após a reunião, a equipe dirigiu-se ao parque para avaliar, in loco, as atuais condições da área.
“Verão no Perequê” é o nome do conjunto de ações voltadas para o parque ecológico na temporada, segundo o coordenador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Rolando Robbelen. “Estaremos implementando medidas adotadas com sucesso na temporada anterior e implantando outras, voltadas ao aperfeiçoamento do sistema”, explicou.
Entre as medidas que, conforme Robbelen, racionalizaram e disciplinaram a frequência ao Perequê, está a limitação do número de veículos no estacionamento, que é gratuito. Hoje, apenas 200 automóveis e 200 motos podem permanecer no local. Isso eliminou os transtornos que ocorriam antes, principalmente congestionamentos, em razão do descontrole no acesso dos veículos ao parque.
Para o secretário-chefe de Gabinete, José Carlos Ribeiro dos Santos, o objetivo principal do “Verão no Perequê” é o bem-estar dos frequentadores, sem prejuizo da preservação do parque ecológico. No que se refere à segurança, segundo José Carlos, a preocupação principal é que ela não tenha caráter repressivo. “O importante é a segurança do frequentador. Nossa equipe está conscientizada para a necessidade de privilegiar a orientação e informação ao visitante, muitos deles de outras cidades”.
Nos fins-de-semana de verão, o Parque Ecológico do Perequê recebe cerca de 5 mil pessoas. Seu acesso é feito a partir da Rodovia Domênico Rangoni (antiga Piaçaguera-Guarujá). A Estrada do Perequê, de 1,6 quilômetro, que margeia o rio até a área de lazer do parque, parte da pista Guarujá-Cubatão, na altura da indústria Carbocloro.
A Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental-Cetesb, que monitora a área, hasteou bandeira verde para os banhos no rio, ou seja, as águas são livres de poluentes. Além das piscinas naturais, formadas por barreiras de pedras, corredeiras e cachoeiras, o visitante pode se refrescar nas duchas.
Durante o Projeto Verão, o parque fica aberto diariamente, das 8 às 17 horas. No local há sanitários e telefone público. Junto à entrada há o bolsão de estacionamento gratuito.
Fonte: Prefeitura de Cubatão