Cubatão: Pacto pelo Emprego gerou 18.884 empregos
segunda-feira, 11 de julho de 2011Em menos de dois anos e meio de vigência, o Pacto pelo Emprego, firmado pela Prefeitura da cidade Cubatão e os setores industrial e comercial de Cubatão, gerou 18.884 empregos para trabalhadores da Cidade, além de ter qualificado 447 pessoas para profissões de áreas que vão do comércio à informática, passando pela construção civil.
Os dados constam de levantamento feito pela Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável-Semed anunciado nesta sexta-feira (08) em solenidade em que mais uma empresa, o consórcio Tomé Technip, aderiu ao programa. Agora, são oito as empresas que fazem parte do pacto. As demais são: Usiminas, RS Construções, FM Engenharia, NM Engenharia, Construtora Chain (responsável pelas obras das 1.860 moradias que estão sendo construídas na Cidade pela Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional e Urbano-CDHU), Pró-Saúde Administração Hospitalar, gestora do Hospital Municipal “Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva” e Viação São Bento.
A Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobrás, também assumiu o compromisso de fazer com que as empresas por ela terceirizadas (tanto as permanentes, como as que atuam nas obras de expansão da unidade) contratem e qualifiquem preferencialmente trabalhadores de Cubatão. A empresa estatal não pode assumir diretamente tal compromisso porque seus funcionários são contratados mediante concurso público.
Lançado em abril de 2009, pela prefeita Marcia Rosa, o Pacto pelo Emprego tem como signatários, além de Prefeitura, a Associação Comercial e Industrial de Cubatão-ACIC e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo-Ciesp. Em seu primeiro ano de vigência, 5.659 vagas de empregos, destinadas preferencialmente a moradores da Cidade, foram registradas no Posto de Atendimento ao Trabalhador-PAT. Em 2010, este número subiu para 6.933 e somente no primeiro semestre de 2011, já foram disponibilizadas 6.292 vagas, média de mais de 1.000 por mês.
Solenidade – A solenidade de adesão do consórcio Tomé Technip ao Pacto pelo Emprego ocorreu no Bloco Cultural “Dr. José Edgar da Silva”, do Paço Municipal Piaçaguera. Na ocasião, foram diplomados 41 trabalhadores que participaram de curso de qualificação na área de construção civil patrocinado pelo Consórcio Tomé Technip e ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai.
Ao discursar, a prefeita Marcia Rosa elogiou os empresários participantes do programa. “O empreendedor de visão social merece ter destaque e respeito”. Cumprimentou os formandos: “Vocês também são protagonistas destes tempos de mudança que ocorrem em Cubatão, nos quais os esforços são para que os empregos e a riquezas gerados pelo município fiquem na própria cidade”.
A prefeita fez questão de chamar ao palco os três trabalhadores que obtiveram nota máxima no curso: Renildo Geraldo Rodrigues (carpinteiro), Gersivânio Rodrigues do Amaral (armador) e Paulo Amaro da Silva (pedreiro), a quem saudou, em nome dos demais.
No discurso de abertura da solenidade, o secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Martinez Gonzalez, qualificou de “divisor de águas” o processo decorrente da vigência do Pacto pelo Emprego. “Falo com a experiência de quem atuou por 32 anos no setor industrial. Antes, quando se pensava em um projeto, analisavam-se a área, a tecnologia, o dinheiro a ser aplicado. Nem se pensava nas pessoas. Hoje, quando vemos munícipes sendo qualificados antes mesmo de uma obra ser iniciada, constatamos que está ocorrendo, realmente, uma mudança de mentalidade”, disse.
O diretor-presidente do consórcio Tomé Technip, Laércio Tomé, e o diretor da carteira de diesel da empresa, Roberto Bastos, também discursaram. “Sinto-me orgulhoso por nossa empresa ter patrocinado o curso de qualificação e desejo aos formandos muito sucesso”, afiormou Laércio. Roberto Bastos, por sua vez, informou que alguns dos novos profissionais já estavam sendo contratados para obras do consórcio na Cidade e outros serão chamados à proporção em que os serviços forem sendo desenvolvidos.
Assinaram o termo de adesão ao Pacto pelo Emprego a prefeita Marcia Rosa e o secretário Benito Martinez Gonzalez pela Prefeitura e, pelo consórcio, Laércio Tomé e Francisco Gandra, gerente administrativo-financeiro da empresa.
Paerticiparam ainda da solenidade Arie Benegmos, diretor operacional da Technip no Brasil (a empresa é de origem francesa) e Carlos Alberto Ferreira, gerente de Comunicação da Refinaria Presidente Bernardes.
Fonte: Prefeitura de Cubatão