Jardim Nova República recebe segunda plenária do Orçamento Participativo de Cubatão
quarta-feira, 13 de julho de 2011A Prefeitura da cidade de Cubatão realizou na noite de terça-feira, 12, na UME Martim Afonso de Souza (Avenida Deputado Emílio Justo, 50, Jardim Nova República), a segunda plenária deliberativa do Orçamento Participativo.
A reunião teve início com a apresentação de um vídeo com as principais ações realizadas da Administração Municipal, nesses dois anos e meio de governo. Em seguida, um vídeo que explica o que é um OP e como funciona foi apresentado aos moradores da região 2, que compreende os núcleos habitacionais do Jardim Nova República, Parque São Luiz, Bolsões, e Ilha Caraguatá.
A mesa foi formada pelos secretários municipais José Carlos Ribeiro (Chefe de Gabinete), que na ocasião representou a prefeita Marcia Rosa, Ronaldo Cardoso (Finanças), Jocelene Batista (Saúde), Wagner Moura (Habitação), Adalberto Ferreira (Planejamento Urbano) e Alberto Macedo Sarabando (Manutenção Urbana e Serviços Públicos), além dos vereadores Paulo Tito Fader e Francisco Leite da Silva, o Bigode.
O coordenador do OP, Disraeli Vasconcelos, fez uma breve apresentação da situação financeira do Município e explicou o funcionamento do OP e da participação popular no processo de votação e eleição das prioridades para cada região. O vereador Paulo Tito falou da importância da participação dos moradores nas questões que afetam a cidade.
“Nas plenárias a população debate, sugere, cobra e participa efetivamente, elencando prioridades para melhorar o bairro em que moram. É uma forma democrática de participação”, finaliza.
Para o secretário chefe de gabinete, José Carlos Ribeiro, a participação da população nos debates é importante para a formação e a informação. Segundo ele, é participando das plenárias que os moradores conhecem o funcionamento da máquina administrativa e tem a oportunidade de contribuir com sugestões para melhorar o seu bairro.
Ribeiro citou alguns dos investimentos feitos pelo Governo Municipal nas áreas de obras, transporte, educação, qualificação profissional, entre outros. “Nosso governo é um governo de transformação, queremos a nossa Cidade mais bonita, com justiça social e qualidade de vida para a nossa população”, concluiu.
Região 2 – Ao final do encontro os presentes votaram para eleger os delegados e as prioridades para a região 2. Num total de 20 concorrentes para delegado foram eleitos Fábio Alves Moreira (Roxinho), com 74 votos; Lucia Helena Souza da Silva (Lu), com 44 votos; Rosemar Vieira Pereira, com 36 votos; Adenilson Amorim, com 35 votos; Francisco Eduardo Aparecido de Medeiros (Pinduca), com 32 votos; Denise Ribeiro Barbosa, com 30 votos; Murilo Mendes da Silva, com 20 votos; Mauro Sérgio Braga, com 17 votos; José de Souza Gregório (Sarita), com 16 votos; Alice Soares da Silva, com 14 votos; Paulo Soares e José Antonio Barboza (Fundo de Garantia), ambos com 12 votos.
Foram apontadas pelos moradores 50 demandas, como prioritárias foram eleitas as seguintes: política pública na área de lazer e esportes para a região 2; implantação de cooperativa de reciclagem na região 2 para geração de renda e canalização dos córregos que cortam os Bolsões 7, 8 e 9 e construção de calçadão.
Lembrando que a demanda mais votada pelos moradores, com 56 votos – construção de passagem de nível do Jd. Nova República para o Parque São Luiz, não é de competência do Município, e sim, do Estado. Entretanto, a Prefeitura se compromete a levar a reivindicação ao órgão competente, com o objetivo de firmar parceria para estudar a viabilidade da obra.
É importante ressaltar que as demais demandas apresentadas pelos moradores serão objeto de estudos e poderão ser atendidas conforme a viabilidade.
Região 1 – Na região 1, que compreende os núcleos habitacionais do Jardim Casqueiro, Vila dos Pescadores e Vila Pelicas, os delegados eleitos foram Ivanildo Teixeira de Oliveira, com 48 votos; Alessandro Leite Cajé e Ricardo dos Santos, com 42 votos; José Matias de Oliveira, com 34 votos; Nadir Alvarenga Campos Almeida, com 31 votos; Norma Sarabando, com 18 votos; Jandir Aristides Gomes, com 17 votos; Fábio de Assis Calado, com 15 votos; Balbina do Espírito Santo Silva, com 14 votos; Izilda de Fátima Reis, com 11 votos e José Carlos Dos Santos Thomaz, com 10 votos.
As demandas apontadas como prioritárias pelos moradores foram melhoria no sistema viário do Jardim Casqueiro, reconstrução da orla da Avenida Beira Mar – Jardim Casqueiro, com paisagismo, playground, iluminação e lazer e instalação de câmeras de monitoramento na região do Jardim Casqueiro.
Próxima reunião deliberativa – Dia 15/7, às 19 horas, na UME Elza Silva dos Santos, na Avenida São Leopoldo, 101 – Vila Esperança.
Fonte: Prefeitura de Cubatão